Powered By Blogger

terça-feira, 12 de julho de 2011

Queda de Cabelo

A sociedade esta preparada para ver homens calvos, mas ela não esta preparada para ver mulheres calvas.
É constante a busca nos médicos de mulheres que sofrem com a perda de cabelo, mas é importante ressaltar, que há casos em que deve haver preocupação e casos que são normais de queda de cabelo.
Os cabelos caem em média de 50 a 100 fios por dia, isto é, se teu cabelo cai 100 fios por dia, em 30 dias , já caiu 3.000 fios...mas não se preocupe, sempre que um fio de cabelo cai, sempre há um novo nascendo  no mesmo folículo.Cerca de 90% dos fios de cabelo estão em fase de crescimento,podendo ter uma duração de 2 a 6 anos, logo é correto afirmar que em até 7 anos, já trocamos todos os fios de cabelo.

Curiosidade: É por este motivo, que quando nascemos, temos os cabelos de um jeito e conforme vamos crescendo a estrutura muda;


Os cabelos crescem aproximadamente 1 cm por mês. A medida que a pessoa envelhece, o crescimento torna´se mais lento.
Há diferentes causas para os cabelos caírem, porém, não estou aqui para remediar e sim para informar, qualquer alteração nos cabelos anormal é recomendável que procure um dermatologista, endocrinologista ou mesmo um ginecologista.


  • Os cabelos podem cair após o parto. Dentro de 1 a 6 meses, eles voltam ao seu estado normal na maioria dos casos.
  • Anemia, a falta de ferro no sangue faz com que os cabelos caiam.Mulheres com ciclo menstrual muito longo devem prestar atenção e procurar um médico;
  • Dieta: dietas que são pobres em proteínas podem causar a queda, pois o corpo economiza proteína para os cabelos.
  • Químicas: O uso de química sem ajuda de um profissional também pode levar a queda, (até os profissionais podem ser responsáveis pelas quedas), por isso é muito importante fazer um teste de mecha. Caso ocorra alguma queda sendo por causa de uma química, interrompa o uso.
  • Medicamentos: Alguns medicamentos podem afetar o crescimento do cabelo temporariamente.
  • O estresse também faz com que os cabelos caiam, geralmente na área da nuca, acima das orelhas.
  • Febre e Infecções também pode levar a queda de cabelo, podendo cessar depois de mais ou menos 1 mês.
  • Calvice hereditária, tem pessoas que não tem jeito, vem de família a tendência a calvice, podendo começar na adolescencia, mas há tratamentos para amenizar o problema.
  • Alopécia: Perda de cabelo numa pequena área arredondada, não se sabe a causa ainda, mas existe medicamentos para o tratamento;
Existem outras causas também para a queda de cabelo, como o tratamento de quimioterapia e radioterapia, lúpus,tabagismo e abuso de bebidas alcoólicas.
O tratamento varia de acordo com a causa da queda, por isso é muito importante ir ao médico, pois só ele vai saber o que indicar.
Mas, tendo em vista o que vimos neste post, há formas de evitar a calvice, como manter uma alimentação balanceada, repor ferro no caso da anemia...
Há casos que são irreversíveis, que não nasce mais cabelos, nestes casos, pode-se fazer um implante capilar, que é um procedimento cirúrgico que deve ser realizado por profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário