Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Alisamentos com Formol

Em alguns meses a crescente procura por progressivas vem aumentado, a busca por cabelos lisos é grande no Brasil, já que a maior parte das brasileiras tem cabelo ondulado ou Crespo. Porém, algo as intriga, o uso inadequado do Formol. A anvisa que preza pela saúde e bem estar da população, alerta para o uso de formol com mais de 5% da substancia, a quantidade permitida é de 0,2 %, pois segundo a Organização mundial da Saúde, esses alisamentos são considerados cancerígenos.
O problema esta tanto na quantidade aplicada, quanto a frequência de uso, pois os gases que são liberados com o secadores  e inalados podem ser perigosos para o profissional e para o cliente. Quando absorvido por inalação ou exposição apresenta riscos ao aparecimento de câncer na boca, narinas, pulmão, sangue e cabeça.
Portanto, se o produto a ser utilizado não tem o registro da anisa, este não foi avaliado e pode causar riscos a saúde.
Na verdade, isto não passa de um modismo, como já foi a escova japonesa, e definitiva que referem-se aos alisamentos.

Não existe  alisamento sem química e quando você ouvir dizer isto é mentira, tudo que altera a estrutura capilar permanente tem química. O problema, é que as mulheres para ficarem mais bonitas aderem ao que falarem que é melhor para elas.

O que o formol faz com os fios?

Li em um site, um pequeno trecho que resume perfeitamente o que eu iria dizer:
"O formol solubiliza óleos e, portanto, dissolve o cimento intercelular e a membrana celular que envolve as fibras de queratina tornando-as desprotegidas. Sem os componentes oleosos os cabelos ficam endurecidos, sem maleabilidade e sem brilho e eles começam a se partir como se tivessem vitrificados".
Fontehttp://todaperfeita.com.br/tudo-sobre-formol-nos-cabelos.

Aparentemente o cabelo parece estar mais saudável e hidratado nos primeiros dias, após isso, torna-se oleoso, sem vida, opaco e cai.
Para quem tem problemas com formol, façam bastante hidratações e reconstruções para devolver a estrutura do fio. E para quem ainda não teve problemas, talves seja a hora de rever seus conceitos sobre este produto antes que seja tarde demais.
Quando um profissional utiliza este produto, as caracteristicas são as seguintes: Cheiro de frutas, olhos lacrimejam, garganta e narís irritados e algumas pessoas começam a tossir.

Os riscos:
O contato com a pele é tóxico, causa queimaduras,irritação e dor na pele.
Hipersensibilidade no couro cabeludo;
Em contato com os olhos causa irritação, vermelhidão, dor, lacrimação e visão embaçada. Altas concentrações causam danos irreversíveis;
Pode causar queda capilar;
Reação alérgica;
Aumento do fígado e até a morte.

Soluções:
Você não precisa ter o cabelo crespo a vida toda, existem outros tipos de alisamentos que não prejudicam a saúde e que são registrados pela Anvisa como: o Tioglicolato de Amónio, Hidróxido de Sódio, Hidróxido de Potássio, Hidróxido de Cálcio, Hidróxido de Lítio e o Carbonato de Guanidina. Cada um desses alisamentos é para um tipo de cabelo.

Deise Bissoli

2 comentários:

  1. Oi flor!!
    Adoro cabelos...
    Estou te seguindo aqui...
    Se quiseres, dê uma passada no meu blog tb:
    http://belezadeentrevero.blogspot.com
    Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei e estou seguindo! Se quiser passar no meu: http://enquantoeutiverperguntas.blogspot.com

    ResponderExcluir