Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Veja qual Alisamento é melhor para seu cabelo...



  Para cada tipo de cabelo tem um tipo de alisamento. Hoje em dia tem um leque muito grande desses produtos, todos são químicas e todos prejudicam a saúde, basta você saber qual o melhor para seu cabelo,as vezes o que é bom para o cabelo de uma amiga não é bom para o seu.

  Relaxamento: É um alisamento fraco que apenas  "solta" os cachos se for muito pequeno,ele não alisa. Geralmente é feito com amônia, pois amônia não alisa.

  Alisamentos:

  Escova Marroquina, Tutti fruti, Havaiana, japonesa é tudo a base de formol e derivados, todas elas tem cheiro e nomes de frutas. Geralmente arde os olhos, o naríz, a garganta e sai muita fumaça.

  Alisamento a base de guanidina: Não tem cheiro, Necessita de um tempo correto e teste de mecha para ser feito. Pode se fazer luzes, pintar normalmente dependendo do produto a ser usado. Depois de alisado o cabelo com guanidina o cabelo não volta mais a ficar enrrolado,somente a raíz que deve ser retocada de 6 em 6 meses.

  Sodium e lithium : Alisamento sem cheiro ,necessita de teste de mecha e um tempo determinado por ela(teste de mecha), Geralmente usados para fazer em cabelos loiros ou coloridos.

  Permanente Afro: geralmente feito em cabelo afro para enrrolar, o cabelo deve ser virgem.

  Henne,Henna: Alisamento a base de chumbo,alisa e colore ao mesmo tempo, o chumbo penetra no couro cabeludo e demora anos para ser retirado totalmente. Não é compatível com os produtos acima,apenas compatível com formol. Mesmo assim é preciso ter cuidado com sua aplicação.


  Escova progressiva: Alisa gradativamente conforme a quantidade de vezes que é feita.Seu retoque é de 4 a 6 meses e seu cabelo pode voltar a ter a ondulação normal dele.

  Escova definitiva: processo em que alisa o cabelo de uma vez e permanente,ou seja,não enrrola depois.


Como disse no post anterior, os outros alisamentos conhecidos tratam-se dos mesmos processos químicos,só mudam o nome para ser mais atrativo.


Hidratação...qual fazer?





  Há sempre uma dúvida sobre que tratamento fazer para cada tipo de cabelo e muitas pessoas confundem hidratação com reconstrução, com selagem térmica,com reposição de massa,cauterização, queratinização, banho de creme,enfim... para acabar com a dúvida, saiba hoje qual fazer em seu cabelo.
  Lembrando que muitos tratamentos são iguais, só mudam o nome.

  Começando pelo mais fraco e o que mais as pessoas fazem:
  Banho de Creme: Trata-se de passar um monte de creme sem sentido na cabeça, as pessoas enssopam o cabelo de creme, deixam lá o dia todo e dizem que o cabelo fica bom. Você esta só passando um creme  e deixando, o que ele pode fazer por seu cabelo é dar um pouco de brilho e macies até sua próxima lavagem, depois é perdido. Não é aconselhável que se faça banhos de creme, nem se misturar ampolas, porque ai você junta vários produtos e no fim um quebra o efeito do outro.

  Hidratação: "Hidra" quer dizer água, então hidratação repõe agua nos cabelos, principalmente nos cabelos das mulheres que passam muita chapinha e secador, isso faz com que os fios percam água,percam nutrientes e a hidratação repõe. Fazer em cabelos sem muitos problemas.

  Reconstrução: É um tratamento forte que repõe nutrientes no cabelo, como queratina, proteína, água, aminoácido, massa, é um mega tratamento, a maioria deles são termoativados, ou seja, precisa de calor para ativar o produto, devolve elasticidade  e reduz a porosidade, serve para cabelos loiros, emborrachados, cabelos secos, quebrados pois ele reconstrói toda a fibra do cabelo.

  Reposição de massa: Para cabelos que tem muita química e cabelos finos,ele devolve a estrutura do cabelo que se perde com processos quimicos que os deixa mais fracos e finos.

  Cauterização, Cristalização, Queratinização: Só o nome é diferente, esses tratamentos consistem na mesma coisa, devolver queratina para o cabelo. Geralamnet em processos químicos os cabelos perdem muita queratina que é o que o mantém, logo é preciso repor. Só que é um tratamento que eu acredito que deve ter muito cuidado ao fazer, pois a queratina enrrigece o fio, ou seja, deixa o fio do cabelo duro dependendo o produto,mas pode ser feito na maioria dos cabelos, cabelos relaxados, cabelos emborrachados, cabelos normais, só não aconselho fazer em cabelos extremamente ressecados e com corte químico, esses sim podem ficar duro e até quebrar.

  Selagem térmica: É quase a mesma coisa que reposição de massa, o cabeleireiro abre as escamas do cabelo, repõe nutrientes perdidos, escova e prancha o cabelo para a selagem dos fios, pode ser feito em qualquer tipo  de cabelo.

  Hidratação profunda: Devolve a oleosidade em cabelos extremamente ressecados, geralmente para cabelos afro.

  Desmineralização do fio: Para aqueles cabelos que tem placas ou manchas brancas ou acinzentadas nos fios, ou seja, cabelo com muita química e seco.

 Entre essas ainda existem as escovas de chocolate, açúcar, banana, mandioca, manga e infinitos nomes que são tudo a mesma coisa, trata-se de hidratações  finalizadas com escova e um cheirinho do produto que o profissional dizer que é. Muitas tem químicas, mas hidratação não é pra ter química.

 Enfim, todos os outros nomes de hidratação que vocês ouvirem por ai são a mesma coisa das que citei acima, só mudam o nome para dizer que é novidade e tornar-se mais atrativo.

Alisamento Cabelo Afro



  O cabelo afro é muito ressecado,fino ou grosso que precisa de muitos cuidados.Não são todos os profissionais que trabalham com este cabelo,uns alegam que só melhora com a tesoura e outros fazem qualquer coisa por não saberem o que fazer.
  Por ser um cabelo difícil de trabalhar poucos investem em cursos profissionalizantes para este tipo de cabelo.
  É raro ver uma negra com cabelo natural,sempre tem química,e o que mais se vê são cabelos ressecados,sem vida,sem brilho,opaco isso quando não estão quebradiços.

  Tem que ter cuidado ao trabalhar com este cabelo,um cabelo que depende de tempo (segundos,minutos,horas,semanas ou meses).
Cabelo afro com química deve sempre estar hidratado,não digo essas hidratações de potinhos  e ampolas que se se compra em mercadinhos ou lojinhas, porque nenhum destes devolve o que necessariamente o cabelo necessita.
  Procure um bom profissional, pergunte se ele tem linha de manutenção para você tratar o cabelo em casa.
  Dá pra se fazer várias coisas em cabelo afro,como por exemplo,relaxamento,alisamento,permanente afro,alongamento,tranças,tintura,mecha,etc.

Vejamos algumas fotos:

                         
Antes
Depois











Antes
depois
antes

depois

  Na ultima foto,olha que interessante,cabelo alisado com guanidina e feito mecha na hora.
  É muito importante que as mulheres que tem cabelo afro, vejam que dá pra se fazer coisas legais no cabelo esteje quebrado,seco,curto,sempre há uma solução.
  Muitas reclamam que cabelo afro não  cresce,coloque alongamento,vai crescer rapidinho e não quebra. Muitas mulheres já aderiram a esta técnica, mesmo que use por um periodo determinado apenas para crescer,depois trata.

  Não se esqueça,cabelo afro deve sempre estar hidratado,ao fazer uma química sem hidratação a tendência é quebrar ou cair,isso é fato.



  Todos esses alisamentos das fotos acima foram feitos com produtos da linha smooth line.
  Dúvidas podem perguntar.

Alongamento de cabelos




O Alongamento consiste em aumentar de forma rápida os cabelos.
Existem vários métodos,entre eles são:
Nó italiano= Feito em toda a cabeça ou parte dela com lasteque;
Entrelaçamento=Método feito em uma tela,parecido com uma saia;
Mega hair=Método em que se usa cola (queratina) para colar os fios;
Micro link= Feito com pequenas argolas apertadas com um alicate próprio;
Trança de raiz,jamaicana,africana;

Existem outros métodos,estes são os mais usados principalmente pelas artistas.O alongamento é para qualquer mulher,de todas as idades e pode ser colocado em qualquer cabelo.
Muitas mulheres negras são adeptas a estes métodos,entre as conhecidas,Tais Araujo e Juliana Alves(ex-bbb). 
Juliana Paes usou em Caminho das indias,Suzana Vieira,Anahienfim hoje só não usa quem não tem recurso.
Existem lojas especificas para a compra de cabelos   naturais,inclusive em meu salão esses cabelos são vendidos e estes serviços são feitos.
O alongamento não aparece,é imperceptivel se for feito com um bom profissional.
Algumas fotos:
Antes

Micro link
Depois
material do nó italiano































mega hair material

material do micro link

Entrelaçamento e nó iitaliano

Entrelaçamento

nó italiano

Cabelos Loiros



  Toda mulher sabe o quão difícil é manter um cabelo loiro, geralmente é um cabelo que lhe dá inúmeros problemas mas são lindos de ser ver quando são bem cuidados.
  Os cabelos Loiros requerem muito cuidado, eles perdem muita queratina, muita água, vitamina, ele perde todas as composições do cabelo, que no caso é a água oxigenada que retira essas propriedades.
Para manter um cabelo loiro sempre bonito é necessário Reconstruções e um tratamento diário, são os cabelos que mais ressecam e um dos mais difíceis de voltar ao normal.
  Deve-se lavar com produtos adequados e fazer Reconstruções em salão, preferencialmente um salão que tenha produtos destinados a cabelo loiro.
Nesse tipo de cabelo é importante também que se repõe massa, pois o cabelo perde sua estrutura, vamos dizer assim, ele fica mais fino, a massa vai devolver as propriedades do cabelo, tornando-o mais grosso.
  Evite o uso somente da chapinha, lava como ensinei nos post anteriores, passe  defrizante, escove e pranche, evitando assim que ele resseque mais. Esses cabelos também deve ser aplicado reparador de pontas ou silicone para abaixar os frizz e ele não embaraçar.
Seguindo essas dicas você poderá ter um belo cabelo loiro de dar inveja (rss).

  No próximo Post as diferenças de Hidratações, Reconstruções, cauterização e outros.

  Dúvidas podem perguntar!

Deise Bissoli

Cabelos Ressecados


É comum que os cabelos ressequem em um determinado tempo, pois diariamente estamos expostos a químicas, sol, tinturas, água com cloro e tudo isso deixa os cabelos ressecados.
Para minimizar esse efeito é importante que vocês sempre hidratem os cabelos, principalmente cabelos relaxados ou alisados, pois quando você acaba de fazer uma química o cabelo fica perfeito, mas precisa de cuidados sempre.
Lembre-se:A PARTIR DO MOMENTO EM QUE SEU CABELO TEM QUÍMICA, HIDRATAÇÃO SEMPRE.
Se  você não faz hidratação nesses tipos de cabelo a tendência é que ele quebre cada dia mais.
Por isso é importante fazer esses processos qumícos em salões de cabeleireiro, pois só o profissional sabe quanto tempo o produto vai ficar no seu cabelo e ele tem produtos para repará-los na hora.
Sem contar que um bom profissional vai lhe oferecer produtos da mesma linha da química  para o cliente manter o cabelo sempre bonito em casa, ou seja, manutenção.
As hidratações você pode fazer uma por mês, porém se você tiver mais recursos hidratações quinzenais também é bom.
Cabelos ressecados não é bom fazer cauterização, pois ela enrrigece o fio, ou seja o deixa duro.
Nesse tipo de cabelo procure fazer Reconstrução capilar ou reposição de massa de preferência termoativada para que sele as escamas do fio. Aliás cabelos ressecados geralmente armam, ficam com frizz e isso pode melhorar com hidratações, pois elas melhoram a textura do fio, selando as escamas, assim ele fica mais baixo.


Muitas vezes quem tem cabelo ressecado quer fazer uma escova  e depois o cabelo ainda fica armado, é importante que você passe defrizante, pois além dele proteger o cabelo contra o calor do secado e da prancha ele também protege dos raios solares, isso também vai selar as escamas do cabelo de forma que este não arme e fique com frizz.


Bom é isso,qualquer dúvida responderei com todo prazer.
Proximo post:Cabelos Loiros

Você sabe lavar seu cabelo?


Há muitos mitos sobre a lavagem do cabelo como: Não precisa usar condicionador; ou passa sem enxague no lugar do condicionador,passa óleo antes de fazer chapinha,enfim não sei de onde tiram essas coisas...
Então vamos aprender o correto.
Cabelos lisos geralmente tem mais oleosidade do que cabelos ondulados e crespos, toda vez que forem lavar seus cabelos,lavem com um shampoo, até fazer espuma, lavou uma vez e não fez espuma,lava outra, o shampoo serve para limpar a cabeça, ele que tira a oleosidade, caspas e ele quem abre a catícula (ou escama) do cabelo para a entrada de sais minerais,água,aminoácidos,massa,etc.
Lavou com o shampoo determinado ao seu tipo de cabelo, passa o condicionador do meio do cabelo as pontas e retire completamente para não dar caspa.
Com os cabelos ainda molhados aplique o sem-enxague.
Quem lava o cabelo e ja vai fazer escova ou chapinha, no lugar do sem-enxague use defrizante para proteger o fio do calor e posteriormente dos raios solares.
Não é recomendado passar óleo nos cabelos, pois assim que você sair no sol seu cabelo queima, passe silicone e em pouca quantidade.
Quando vai fazer uma hidratação, lembrando que tem que ser com um produto profissional, depois do shampoo, passa a hidratação e deixe agir por 20 min, retire completamente, se a hidratação for termoativa,ou seja, quente, tem que enluvar para esquentar.

Se toda mulher lavar seus cabelos corretamente, muitos dos problemas ja seriam resolvidos só na lavagem, isto serve para homens também.

Deise Bissoli